segunda-feira, 6 de julho de 2015

Tag: Inverno Literário


Olha só quem resolveu aparecer... O abandono tá forte, eu sei. Mas cá estou eu pra responder uma tag literária, depois de tantos meses. A tag se chama Inverno Literário - quem criou (e me marcou, também) foi a fofa da Iza, do Brincando de Escritora - e ela é composta de 8 perguntas, ainda que eu tenha escolhido 9 livros... mas já, já eu explico. Então, sem mais delongas... (spoiler: muitas capas azuis à frente).

         1. INVERNO: um livro que te lembre o inverno.
Escolhi A Esperança, da Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Pra começo de conversa, o livro se passa quase todo no inverno, mesmo. Segundo, acho que todas as vezes que li esse livro, tava frio, e a atmosfera de tristeza na vida da Katniss não me lembra nada senão um inverno emocional, então...

         2. 
ABAIXO DE ZERO: um livro que se passa no inverno.

Gente, e tinha outra escolha? ♥ Let It Snow, do John Green, da Maureen Johnson e da Lauren Myracle é um amorzinho, e não só por conta do cenário natalino norte-americano. As histórias se cruzando... esse livro é uma delícia. E, de tão doce, quase foi parar no item 7...

         3. CÉU AZUL-ZUL: um livro com a capa azul.

Cara. Eu tenho tantos, tantos livros com a capa azul (tipo uns 2/5 de todos os meus livros, sem brincadeira) que juro que fiquei horas sem saber o que pegar; acabei escolhendo Amigas Para Sempre, da Kristin Hannah. Esse livro tem uma leitura lenta, mas a realidade é que muitos anos se passam e tantas coisas acontecem que não existe outro ritmo de leitura para ele senão esse, mesmo. As meninas da alameda dos Vaga-lumes me conquistaram e fizeram dar boas risadas/derramar um balde de lágrimas, mesmo que boa parte dele eu tenha lido no verão. E na praia...

         4. ABRAÇOS QUENTINHOS: um livro com a capa branca ou cinza, como o Olaf.

Ok, foi por pouco. Só tem uma cor mais sumida da minha estante que branco/cinza (exceto se você contar as lombadas), e é o rosa. Mas, óbvio, tem A Escolha, da Kiera Cass, o final enlouquecedor da Trilogia A Seleção. Que é branco e cinza. Esse livro é amor para todos os lados.

         5. CHOCOLATE QUENTE: um livro que te conforta e você nunca cansa dele.

Eu fiquei um pouco em dúvida quanto ao critério pra esse, então fiquei em cima do muro entre um livro que me fez gostar de ler depois de "crescida" (eu tinha 13 anos, mas, relevem. Na minha concepção eu era bastante crescida) e que eu li muitas vezes, e outro que li por inteiro uma única vez, mas vira e mexe volto e releio um trecho aqui, outro lá... O primeiro é Elixir, da Hilary Duff - o início de uma trilogia sobrenatural (e não-distópica). Eu devo ter lido essa belezinha umas boas 10 vezes desde que comprei (no final de 2011, e faz tempo desde a última vez que li), então, basicamente, ele não me cansa. O segundo é Twenties Girl, da Sophie Kinsella, que, apesar de ser um chick lit, tratar de uma vida adulta e dilemas que eu não tenho, me fez identificar com a personagem principal em vários níveis (e rir, rir muito).

         6. FILMES E PIPOCA COM XS AMIGXS: um livro que você queria muito que virasse filme.

Tinha que ser distopia, né gente? Com esse tsunami de trilogias YAs distópicas sendo adaptadas, não pude evitar escolher Estilhaça-me, da Tahereh Mafi. A verdade é que faz quatro anos que a 20th Century Fox comprou os direitos pra adaptação, e até agora nada...

         7. BRIGADEIRO DE COLHER: um livro muito doce que você ama.

Não podia faltar literatura brasileira, né? Azul da Cor do Mar, da Marina Carvalho, é um livro fofo e levinho e, apesar de só um pouquinho previsível, é gostoso e devorável. Além disso, palmas pra diagramação, um espetáculo de fofura à parte. E, é claro, brigadeiro é um doce nosso.

         8. DEBAIXO DAS COBERTAS: um livro calmo.

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
é um livro tão tranquilo quanto o título é longo, e, mesmo assim, não é maçante ou chato. É um livro suave, doce, e perfeito caso você esteja num período de ressaca literária (emocional) e precise dar um descanso pro seu coração de leitor.
E é isso! Obrigada, mais uma vez, à Iza, e sintam-se todos marcados e convidados a participar. =)

Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sei que é chato isso, mas já que você não é um robô e - creio eu - tem sua opinião, não custa digitar umas palavrinhas, né? Agradecida :)